Movimenta psicanálise

MOVIMENTA PSICANÁLISE #1 – COM LÍGIA DURSKI – EXIBIDO EM 04/05/2020

NOSSA PRIMEIRA ENTREVISTADA!

Ligia Durski é psicanalista, Doutora em Psicologia pela USP, pesquisadora do laboratório de estudos de gênero GILDA (Grupo de pesquisa interdisciplinar em linguagem, diferença e subjetivação) e autora de Dimensão sensível: a possibilidade de encontro entre analista e analisante.

Convidamos a você, ouvinte, a nos acompanhar no encontro da psicanálise com a arte, a criação e a diferença através dessa entrevista interessante e despojada.

Bloco 1 – Em que momento um sujeito é capturado pala psicanálise? Nesse primeiro bloco, Ligia conta sobre como uma questão pessoal, na intersecção com o social e a teoria, se transforma em produção de conhecimento. Também fala sobre o início da sua trajetória profissional e o papel da clínica no seu percurso acadêmico.


Bloco 2 – No segundo bloco, Lígia relata o encontro com autores não tradicionais do campo psicanalítico e as reflexões decorrentes dessas descobertas para a direção da clínica. A aproximação entre a psicanálise e as questões de gênero é abordada de maneira mais detalhada quando Ligia fala das suas pesquisas, levantando nuances polêmicas da obra de Freud.


Bloco 3 – No terceiro e último bloco da entrevista, Ligia destaca o interesse na leitura de autoras mulheres, tanto psicanalistas como de outras áreas do conhecimento como, por exemplo, do movimento feminista; além de questionar o status quo que opera no campo psicanalítico e o lugar de produção da mulher na psicanálise.

.