Movimenta psicanálise

MOVIMENTA PSICANÁLISE #10 – COM DANIELA QUEVEDO – EXIBIDO EM 06/07/2020

Daniela Quevedo é psicanalista, formada em teatro pelo conservatório Carlos Gomes de Campinas, graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela PUC Campinas e mestre pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Bloco 1
Daniela inicia a entrevista contando sobre o seu encontro com a psicanálise, que se dá a partir de um processo de análise pessoal e da experiência com a escuta no âmbito da comunicação. A participação no projeto NECS, que reunia saúde mental e arte, também foi de grande valor na sua trajetória, possibilitando a escrita e a aproximação com a clínica. Daniela também fala da sua experiência com rádio e teatro, dá uma pincelada sobre a história do rádio no Brasil e comenta a proposta da Rádio Cultura de Curitiba.


Bloco 2
Continuando o tema do lugar do rádio na sua vida profissional, Daniela conta sobre uma experiência de rádio novela com crianças, constituída desde um teatro de mímicas. Também fala sobre o dramaturgo brasileiro Plínio Marcos e o projeto de uma peça a partir de uma de suas obras. Faz uma articulação do texto teatral com a psicanálise, associando os conceitos de subversão e divisão subjetiva. A literatura tem papel fundamental na sua formação e estilo de escuta, inclusive na escolha de grupos de estudos nos quais circula.


Bloco 3
Neste terceiro e último bloco, Daniela continua discutindo o tema da literatura, fala das nuances nas relações humanas e conflitos que são ilustrados nesta forma de arte, e como o campo psicanalítico é enriquecido por essas leituras. Daniela também cita seu mestrado e a pesquisa com a voz. Conta sobre seu novo projeto, em que busca saber o que tem se produzido em psicanálise atualmente. Daniela e Priscila fazem um breve debate sobre o lugar da psicanálise na Pólis e, para finalizar, disponibilizamos um episódio da rádio novela atuada por crianças, no projeto citado anteriormente por Daniela.


Descrição de Mônica Nogari @mo.nogari
#movimentapsicanalise