Movimenta psicanálise

MOVIMENTA PSICANÁLISE #3 – COM LUANZA PAVESI – EXIBIDO EM 18/05/2020

Luanza Pavesi é psicanalista, mestre em Psicologia pela UEM e professora do curso de Psicologia da Universidade Dom Bosco.

///

Bloco 1
No primeiro momento desta entrevista, Luanza fala da sua dissertação e como, a partir de uma longa trajetória de estudos sobre as psicoses na graduação, elaborou um projeto de mestrado. Projeto este que sofreu mudanças na idéia inicial, proporcionando um encontro teórico fértil com o autor e psicanalista Andre Green. Apesar das alterações no tema da pesquisa, o interesse sobre a tônica dos assassinatos cruéis permanece, agora do ponto de vista dos supostos leitores dos livros de histórias de de assassinatos verídicos: “o que desperta um fascínio tão popular?”. Partindo desta questão, Luanza busca um núcleo comum entre as diversas narrativas e encontra a reatualização de fantasias infantis inconscientes.


Bloco 2
Neste bloco, Luanza explora os conceitos psicanalíticos que nortearam sua pesquisa no âmbito das fantasias infantis inconscientes e a relação dessas fantasias com o interesse pelas narrativas de crimes, no sentido de uma elaboração particular para os sujeitos em questão. Também conta sobre as implicações da produção da dissertação de mestrado no seu trabalho com a clínica psicanalítica.


Bloco 3
Neste terceiro e último bloco, Luanza estende o tema da pesquisa até o debate acerca da finitude da vida. Além disso, fala dos recursos pessoais que utiliza para lidar com o cansaço imposto pelo trabalho clínico. Conta, também, sobre seus hábitos de estudo, relação com a teoria lacaniana e seu percurso singular como psicanalista. E, para finalizar, responde a uma pergunta sobre os desafios na prática da docência e como psicanalista na contemporaneidade