Movimenta psicanálise

MOVIMENTA PSICANÁLISE #4 – COM EDUARDO VICENZI – EXIBIDO EM 25/05/2020

Eduardo Vicenzi é psicólogo, psicanalista, Mestre e Doutor em Letras pela UFPR.

/////////

Bloco 1
Esta entrevista se inicia com uma consideração sobre o tempo de exercício da clínica e a sua percepção. Eduardo conta como se deu seu encontro com a psicanálise, no início da graduação em Psicologia, e o papel dos Mestres nessa trajetória. Filho de professores, faz uma reflexão sobre como a relação com a Educação sempre esteve presente na sua vida. Fala, também, sobre suas primeiras experiências clínicas, atravessadas pela psicanálise, numa instituição de Educação Especial e o espaço que encontrou para exercer um trabalho de escuta.


Bloco 2
No segundo bloco desta entrevista, Eduardo ressalta o papel da clínica como um motor para o estudo e a criação no seu percurso. Lembra o peso que a transmissão oral tem para a psicanálise e como, na busca da articulação de teoria e prática, se dá seu encontro com a Linguística. A partir daí, o campo teórico se amplia e novos autores passam a fazer parte do seu repertório. A Pragmática e uso da linguagem na clínica psicanalítica passam a ser objetos de estudo, contribuindo para uma apropriação singular da psicanálise como práxis.


Bloco 3
Neste terceiro e último bloco, Eduardo conta sobre sua experiência com a pesquisa de doutorado e a questão que movimentou seu trabalho: “Como o psicanalista intervém na sua prática?”. Para respondê-la, entrevistou psicanalistas e se deparou com uma diversidade de escutas e interpretações, mas, ainda assim, pode observar alguns pilares que sustentam um “Savoir Faire” da prática da escuta analítica. E, para finalizar, Eduardo aborda o que move seu desejo pela psicanálise: uma maior compreensão dos fenômenos psíquicos e a efetividade de uma análise no cotidiano das pessoas.


FICHA TÉCNICA:

Apresentação: Priscila Frehse
Produção: As três em ponto (Izabel Chimelli, Mônica Nogari e Priscila Frehse)
Edição: Jonas Moreno
Design: MBetti propaganda
Realização: Rádio Cultura de Curitiba
Coordenação técnica: Mariane Antunes e Maurício Betti