Movimenta psicanálise

MOVIMENTA PSICANÁLISE #7 – COM GUSTAVO VIEIRA – EXIBIDO EM 15/06/2020

Gustavo Vieira é psicanalista, psicólogo do TJ do estado de SP, Mestre em Psicologia pela UFPR, doutorando em Psicologia pelo IPUSP e autor de “Winnicott e o narcisismo primário: da dependência rumo à independência”.

Bloco 1

Gustavo começa a entrevista contando sobre a publicação do seu livro e como se aproximou dos conceitos de Freud e Winnicott na graduação. O livro traz um debate sobre a dependência versus independência de Winnicott em relação à obra de Freud. Gustavo conta, também, sua trajetória de trabalho em instituições diversas e fala da importância do ambiente para a clínica psicanalítica. Traz um pouco da sua experiência como psicólogo na política habitacional e o valor da escuta dos sujeitos e grupos.


Bloco 2

Neste bloco, Gustavo fala do seu trabalho como psicólogo jurídico, sobre o funcionamento da justiça restaurativa e participação comunitária, além dos reflexos do diálogo entre os campos jurídico e psicanalítico. Conta sobre suas experiências na saúde mental e na atenção básica, na Estratégia Saúde da Família. As situações de vulnerabilidade possibilitam um embasamento Winnicottiano da sua prática; o trabalho com profissionais de outras áreas e as consultas conjuntas exercidas pela equipe resultam numa questão que se desdobra em sua pesquisa de doutorado.


Bloco 3
Neste terceiro bloco, Gustavo fala da construção da sua pesquisa e a busca por referenciais nos documentos do SUS. Se aprofunda no tema das consultas conjuntas, comentando sobre as transferências que se estabelecem entre os profissionais e sobre os riscos e possibilidades dessa ferramenta. Para ilustrar, relata um caso clínico trabalhado na tese. Na ocasião da entrevista, Gustavo estava prestes a fazer um estágio em Paris e conta um pouco sobre o intuito deste estudo. E, para finalizar, dá uma dica para os principiantes da prática clínica.


FICHA TÉCNICA:
Apresentação: Priscila Frehse
Produção: As três em ponto (Izabel Chimelli, Mônica Nogari e Priscila Frehse)
Edição: Jonas Moreno
Design: MBetti propaganda
Realização: Rádio Cultura de Curitiba
Coordenação técnica: Mariane Antunes e Maurício Betti
Escrita técnica: Mônica Nogari