Movimenta psicanálise

MOVIMENTA PSICANÁLISE #8 – COM CAMILA FONTELES – EXIBIDO EM 22/06/2020

Camila Fonteles é psicóloga, psicanalista, professora universitária, Doutora em Psicologia e Psicanálise pela UFBA e Universidade de Paris VII, além de autora da tese “Psicanálise e universidade: uma análise da produção acadêmica no Brasil”.

Bloco 1
Camila inicia a entrevista contando sobre sua tese de doutorado e o levantamento que realizou no banco de teses da CAPES, em que faz uma pesquisa das produções do campo psicanalítico, considerando os aspectos estatísticos, qualitativos e histórico. Na sequência, faz uma discussão acerca da inserção da psicanálise na Universidade e da sua articulação com diversas esferas do saber, além da Psicologia.


 

Bloco 2
No segundo bloco, Camila fala sobre fenômenos sociais e o conceito de “campo” trabalhado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, que embasou sua tese. Conta quais foram os autores da psicanálise mais citados nas teses que pesquisou, e faz uma relação dos temas das teses com os contextos históricos/sociais nas épocas das produções. As políticas de fomento para pós graduação no Brasil são comentadas, também, neste bloco.


 

Bloco 3
No terceiro e último bloco da entrevista, Camila fala sobre os desdobramentos da produção da tese na sua prática clínica e na docência, também conta sobre seu percurso profissional. Discute as semelhanças e diferenças entre Brasil e França no que se refere à inserção da psicanálise na universidade. Levanta a questão do lugar onde a psicanálise se localiza e suas interlocuções. E, para finalizar, reflete sobre o papel da dança e da arte na psicanálise e na vida.


Descrição da entrevista por Mônica Nogari Damaceno