Movimenta psicanálise

MOVIMENTA PSICANÁLISE EM ENTREVISTA #13 – COM LUCAS BULAMAH – EXIBIDO EM 05/10/2020

Este o último episódio da primeira temporada do Movimenta Psicanálise em Entrevista! Para encerrar, o convidado é Lucas Bulamah, psicanalista, graduado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, é membro do psiA (Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise) e do GBPSF (Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi).

Bloco 1
Lucas inicia a entrevista contando em que contexto se constituiu a questão que resultou no seu livro ” História de uma regra não escrita: a proscrição da homossexualidade masculina no movimento psicanalítico”. Discute os referenciais que embasam a formação do psicanalista e o que torna alguém psicanalista de fato, para além dos ideais. Questões sobre o tempo e a importância da narrativa na análise também são abordados  neste bloco.

Bloco 2   Neste segundo bloco, Lucas fala sobre sua tese de doutorado, em que trabalha a temática do “self anônimo”, suas articulações políticas e como os conceitos do psicanalista Donald Winnicott fundamentaram seu trabalho. Também conta sobre outros autores que fomentaram a discussão das conexões entre psicanálise e política.

Bloco 3   A pandemia, e suas implicações no trabalho clínico, é o tema deste terceiro e último bloco; em que Lucas aborda a ética da psicanálise, o cenário político atual, laço social, subjetividade e neutralidade do analista. Lucas também divide com os ouvintes as referências literárias e artísticas que fazem parte da sua formação pessoal e como psicanalista e, para finalizar, recomenda Youtubers que contribuem para as discussões políticas contemporâneas.

Mônica Nogari Damaceno